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MINDFULNESS

Atenção plena para líderes
Meditar para produzir

Por que praticar meditação faz bem aos negócios?

Diariamente, na vida profissional, estamos submetidos a uma enorme quantidade de estímulos, que mais geram caos e estresse, ao invés de inteligência. No vasto oceano de dados que chegam a todo momento em nossas mentes, é preciso reconhecer quais são aqueles que realmente importam. O erro mais comum cometido pelos profissionais é a pratica do “viés de confirmação”. É a tendência que as pessoas têm de buscar informações que confirmam suas pressuposições, enquanto se mostram cegas àqueles dados que caminham na direção contrária. O “viés de confirmação” é fruto do ego. Do desejo dos profissionais de provarem que estão certos uma vez que abraçam publicamente uma posição. As pessoas se tornam identificadas com suas ideias e suposições e demoram em abandoná-las, mesmo quando fica claro que estavam erradas.

Os estudos mais recentes sugerem que muitas das mudanças desencadeadas por esse treinamento mental se refletem em habilidades importantes para o sucesso profissional, como a rapidez para tomar decisões. Nasce daí o interesse das empresas na meditação.

Qual a diferença entre mindfulness e meditação? 
• A meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação

Existem inúmeros tipos de meditação e a grande maioria delas está ligada às diferentes tradições espirituais. Podemos dizer que as mais comuns entre nós são as meditações ligadas à Ioga e ao Budismo; como vivemos num país majoritariamente cristão, menciono aqui também a Meditação Cristã. Embora cada tradição coloque suas peculiaridades nas práticas, podemos afirmar que a essência da meditação é a prática da concentração. Nesse sentido, a meditação mindfulness é um dos muitos tipos de meditação.

 

• O que diferencia a meditação mindfulness das outras?

Em termos gerais, podemos dizer que são três as características que diferenciam a meditação mindfulness das outras:

1) Usa como apoio a respiração e o corpo (não usamos mantras);

2) São as técnicas mais estudadas e pesquisadas pela ciência moderna;

3) Estão desvinculadas de qualquer aspecto religioso. A possibilidade de treinar a concentração com apoio da ciência e sem ter que discutir religião é o que mindfulness nos oferece. Os benefícios conhecidos e pesquisados podem ser colhidos por todas as pessoas, independentemente de credo.

ATENÇÃO PLENA
Pioneiro no desenvolvimento de pesquisas experimentais com Mindfulness, Jon KabatZinn atua como professor Emérito de Medicina e diretor fundador da Clínica de Redução do Stress e do Centro de Atenção Plena em Medicina, na Escola Médica da Universidade de Massachusetts. Atualmente a técnica é utilizada em tratamentos por não ter referências espirituais. 

FOCO
Formado pela Universidade de Harvard, Daniel Goleman, ph.D., afirma que a atenção é como um músculo mental que podemos fortalecer por meio de exercícios. E a essência do foco unidirecional na meditação envolve o treinamento da atenção.
QUALIDADE DE VIDA
Mindfulness significa mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação, uma série de exercícios o ajudam nisso. 

MELHORA O RACIOCÍNIO

COMBATE O ESTRESSE

TOMAR DECISÕES