© 2017 por IBEN | Instituto Brasil de Educação e Negócios

Bahia | Brasil

(77) 3422-4160 | 3421-8571

  • fb_icon_325x325
  • instagram
  • twitter-logo_318-40459
  • Linkedin

Contato

BLOG

Responsabilidade pelos próprios atos

Responsabilidade é a capacidade de responder pelos seus atos, ou seja, se comprometer com suas ações. É uma característica muito requerida no mercado de trabalho porque ser responsável significa garantir o cumprimento das obrigações.


Mas, por que se fala tanto que alguém não assumiu a responsabilidade?
Por que vemos tantas pessoas serem chamadas de irresponsáveis?
Por que é tão difícil agir de forma responsável?


É comum conhecermos alguém que diz não ter passado na prova porque é perseguido pelo professor, ou que não consegue ser promovido no trabalho porque é sabotado pelo chefe, ou que não chegou a tempo para o vestibular ou para um concurso porque o ônibus atrasou. Bem, acredito que o problema comum a todos esses casos é falta de responsabilidade com os próprios atos.

 

 

Será que quem não passou na prova estudou o suficiente?
Será que quem não foi promovido se comprometeu o bastante?
Será que quem perdeu o horário de entrada do vestibular acordou com a antecedência adequada?


Em todos estes casos deixo uma dica preciosa: - Pare de atribuir os seus problemas a terceiros. Pare de dar desculpas para tudo. A dificuldade em admitir falhas ou erros revela insegurança e imaturidade. Assuma o controle da sua vida.

 

Responsabilidade não é um dom que você adquire ao nascer. Responsabilidade pode ser aprendida e praticada diariamente. O problema é que muitas pessoas não querem obrigações chatas ou fazer tarefas desagradáveis. Limpar a casa, recolher o lixo, lavar a louça não são as atividades mais prazerosas, mas fazê-las proporciona que se possa viver em um ambiente limpo e agradável. Trocar um churrasco de final de semana com amigos por uma jornada de estudo pode ser a diferença entre progredir na carreira ou não. A medida que nos responsabilizamos pelas pequenas coisas, vamos naturalmente assumindo desafios maiores. Isso gera crescimento.

 

Desta forma, seja disciplinado. Aprenda a dividir o tempo para cumprir suas obrigações. Estabeleça prioridades. Crie uma rotina para ter hábitos saudáveis. Tenha objetivos claros para serem conquistados. Não passe a vida inteira buscando culpados ou desculpas. Lembre-se que ninguém tem culpa dos problemas que enfrenta na vida, mas deve ter a consciência que a solução depende da atitude de cada um.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload