© 2017 por IBEN | Instituto Brasil de Educação e Negócios

Bahia | Brasil

(77) 3422-4160 | 3421-8571

  • fb_icon_325x325
  • instagram
  • twitter-logo_318-40459
  • Linkedin

Contato

BLOG

Chegou a hora da entrevista de emprego. E agora?

A vida é uma sequência de ciclos. Mal finalizamos uma etapa e outra já começa. É com esse sentimento de expectativa e novidade que começamos a vida profissional. Mal saímos da escola, seja ensino médio, profissionalizante, ou superior e nos vemos ingressando no mercado de trabalho às voltas com entrega de currículos, solas de sapatos gastas com dezenas de visitas a empresas, muitos nãos, muitas portas na cara, mas nada se compara às entrevistas de emprego e às famosas dinâmicas de grupo.

 

Quem não tremeu os joelhos ao participar de um destes momentos que atire a primeira pedra! Sempre temos dúvida sobre o que dizer, ou o que não deveria ter sido dito. Achamos a fala do outro (dos outros!) melhor que a nossa. Mãos geladas, respiração ofegante, suor frio, arrependimento daquilo, esquecimento disto, enfim! Uma angústia!

 

 

Mas, e então, como se portar numa entrevista de emprego?

 

Em primeiríssimo lugar é bem provável que as entrevistas e/ou dinâmicas sejam conduzidas por profissionais experientes, então não tente utilizar artifícios para mostrar quem você não é. Haja com a máxima honestidade. Se não sabe, diga! As empresas geralmente buscam alguém autêntico. Outra coisa, o corpo fala! Não estou citando o famoso livro de Pierre Weil, estou dizendo que a comunicação não-verbal nestes momentos grita bem mais alto que o som da sua voz. Se você está na sala de espera roendo as unhas e balançando descontroladamente as pernas ou com os ombros caídos e o olhar vago estará passando mensagens nada positivas sobre seu controle emocional. Desta forma, siga algumas dicas importantes:

 

1. A primeira impressão é a que fica. Vista-se de forma adequada, formal, sem excessos. Aquela coisa de ir sem camisa e sujo de tinta só funciona com o Will Smith no filme À Procura da Felicidade!

 

2. Siga as regrinhas básicas da educação: Por favor, com licença, obrigado e desculpe cabem em qualquer lugar.

 

3. Seja pontual ao chegar e não marque outro compromisso para um horário próximo. Ficar com pressa para ir embora demonstra desinteresse e passa a mensagem que você não estará disponível quando a empresa precisar.

 

4. Diga a verdade. Seja natural. Olhe no olho! Se apresente e se despeça com firmeza!

 

Finalmente, saiba os motivos que levaram você a esta entrevista de seleção. Lógico que quando buscamos um emprego estamos pensando em suprir nossas necessidades com o salário anunciado. Mas, compreenda que não é só a empresa que tem que gostar de você. Você também tem que gostar do ambiente, da função que vai desempenhar, do “clima” deste lugar. Afinal, a melhor parte do seu dia, a sua melhor energia vai estar dedicada a isto!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload