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Como melhorar o convívio no trabalho?

Olá, vamos tocar em um assunto muito relevante. O convívio dentro do trabalho. O contato diário com outras pessoas requer o uso de habilidades importantes que devem ser desenvolvidas. A habilidade da empatia que é colocar-se no lugar do outro. A habilidade de aceitar as diferenças, que é o respeito, e talvez a mais difícil, a habilidade de reconhecimento pelo sucesso do outro. Diria que esta última é fundamental, pois demonstra a ética, o caráter e a honra de quem a desenvolve.

 

É lamentável constatar que há um despreparo emocional neste quesito. Muitas pessoas acreditam que reconhecer um bom desempenho do colega é sentir-se diminuído.

 

E então nos deparamos frequentemente com fofoca, sabotagem, comportamentos ruins e inveja no trabalho.

 

 

Infelizmente, o invejoso é um personagem frequente nas empresas. É alguém que fica incomodado com as conquistas do outro. É aquela pessoa que sempre chega perto de você falando mal de alguém, que sempre tem uma crítica, uma ironia, que tenta desvalorizar o trabalho do colega. Se você conta que passou no vestibular, ou que foi promovido, ou que está fazendo um curso, a pessoa demonstra desagrado ou falsa alegria. Ou seja, é alguém que não tem habilidades para conviver de forma positiva no ambiente de trabalho. A inveja é um sentimento ruim e demonstra que quem a possui, não tem um bom caráter. Mas, se existe gente assim nas empresas é preciso estar preparado para esta convivência.

 

O primeiro passo é saber identificar este tipo de comportamento pernicioso, depois, saber colocar limites. Desta forma, não participe de piadinhas que possam difamar outra pessoa, não aprove críticas desnecessárias, principalmente em público. Não se envolva em formação de panelinhas ou grupinhos que claramente visam excluir alguns colegas. O mais indicado é que você seja honesto e diga ao outro que o comportamento dele está sendo prejudicial.

 

Vamos combinar que não é fácil. Convivência não é algo simples e deve ser uma construção diária para um bom relacionamento. Porém, se tivermos empatia, respeito, apoio e incentivo mútuos teremos um ambiente de trabalho saudável, onde todos possam se desenvolver e progredir.

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