© 2017 por IBEN | Instituto Brasil de Educação e Negócios

Bahia | Brasil

(77) 3422-4160 | 3421-8571

  • fb_icon_325x325
  • instagram
  • twitter-logo_318-40459
  • Linkedin

Contato

BLOG

O guia básico do Canteiro de Obras

27/7/2018

A Construção Civil é uma das mais importantes indústrias do país, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB bem como a geração de milhares de empregos direta e indiretamente. E como toda indústria, para a concepção do produto final são necessários processos específicos de transformação da matéria-prima.

 

Numa obra esses processos acontecem no nosso conhecido Canteiro de Obras, a título de curiosidade… Sabia que a indústria da Construção comparativamente as outras indústrias utiliza muito mais materiais ao longo de um ano de atividades? Em relação a Indústria Automobilística, por exemplo, o uso de materiais chega a ser de 100 a 200 vezes superior!!

 

Logo, uma organização eficiente e uma otimização dos processos é imprescindível para garantir sustentabilidade, agilidade e precisão na sua obra! A mentalidade do Lean Construction [confira aqui] nos fornece um direcionamento para ajudar nesse processo.

 

Então… Após terreno limpo e com as devidas movimentações de terra executadas, é hora de preparar o Canteiro de Obras.

 

 

É bom lembrar!

 

Deve ser localizado em áreas onde não atrapalhem a circulação de operários, veículos e a locação das obras.

 

O estudo para dimensionamento do canteiro compreende o estudo geral do empreendimento, englobando o volume da obra, o tempo total da obra e a distância de centros urbanos. Em geral são analisados os seguintes fatores:

 

• Área disponível para as instalações;

• Empresas empreiteiras previstas;

• Máquinas e equipamentos necessários;

• Serviços a serem executados;

• Materiais a serem utilizados;

• Prazos a serem atendidos;

 

É frequente a utilização de um barracão de madeira, chapas compensadas, ou ainda containers metálicos que são facilmente transportados para as obras com o auxílio de um caminhão munck. Nesse barracão serão depositados os materiais (cimento, cal, etc...) e ferramentas, que serão utilizados durante a execução dos serviços.

 

Espaços destinados para areia, pedras, tijolos, madeiras, aço, entre outros materiais, deverão estar próximas ao ponto de utilização, tudo dependendo do porte da obra, sendo que nela também poderão ser construídos escritórios, alojamento para operários, refeitório e instalação sanitária, bem como distribuição de máquinas, se houver.

 

Quase lá… Agora é importante efetuar as devidas instalações elétricas e hidráulicas necessárias para começar a operação do canteiro e início dos trabalhos.

 

Como fazer para otimizar o meu canteiro de obras?

 

A Logística no canteiro de obras é um fator determinante para agilidade dos processos. As operações de transporte são responsáveis pelo suprimento de recursos na obra (transporte externo) bem como o deslocamento dos mesmos dentro do canteiro (transporte interno). O planejamento para essas atividades deve ser detalhado de modo a priorizarem a segurança e não comprometerem o prazo e o orçamento.

 

Após um estudo detalhado da necessidade do empreendimento a implantação, layout, e operação do canteiro são fatores de extrema importância para o sucesso do produto final.

 

É de fundamental importância entender que os materiais possuem um ciclo de Produção, agir com eficiência em cada uma dessas etapas garante um maior controle dos custos e prazos no resultado final.

 

 

Lembrando que esta é uma fórmula genérica, pode acontecer a ocorrência de todas elas simultaneamente (inclusive de forma repetida), como a eliminação de algumas dessas etapas em função da concepção do projeto e/ou do modelo de fornecimento de materiais e componentes adotados.

 

Entendido esse processo, conhecer os tipos de perdas [confira aqui] é o ponto de partida para mensurá-las, identificar em que fase do empreendimento ela acontece: Concepção, Produção ou Utilização e agir de forma preventiva.

 

Pronto!! Agora você já possui as informações primordiais para preparar e executar o seu canteiro de obras, nada melhor que um processo contínuo de aprendizado né?! Clique Aqui para fazer o download da nossa Planilha de Lições Aprendidas e continue sempre se reinventando em busca de uma Obra de Alta Performance.

 

Até a próxima!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload