© 2017 por IBEN | Instituto Brasil de Educação e Negócios

Bahia | Brasil

(77) 3422-4160 | 3421-8571

  • fb_icon_325x325
  • instagram
  • twitter-logo_318-40459
  • Linkedin

Contato

BLOG

A importância da gestão de projetos para a sua empresa

No final do ano 2002 um dos meus professores do MBA da Fundação Getúlio Vargas disse uma frase que eu nunca esqueci: “A gerência de projetos é a onda do futuro...”. Passados mais de 15 anos nos deparamos com essa realidade. A gestão de projetos, como processo sistematizado de gestão, domina as empresas de vários setores.

 

Mas, o que é gestão de projetos?

 

Primeiramente vamos entender o conceito de projeto. Um projeto é um conjunto de atividades focadas em um resultado comum, seja produto, serviço ou evento, que devem ter o começo e o final previamente definidos, além de contar com recursos pessoais, materiais e financeiros estabelecidos em um planejamento acordado entre as partes envolvidas. Ou seja, um projeto produz algo único, tem início, meio e fim, e antes de começar deve-se saber exatamente quem vai fazer cada atividade, de que forma e quanto dinheiro vai ser gasto no total.

 

É isso que acontece na maioria das empresas?

 

Se a resposta for não, chegamos ao ponto em que você realmente precisa saber o que é gestão de projetos e qual a sua importância para as empresas. Gestão de projetos é uma abordagem multidisciplinar baseada em ferramentas e processos que tem o objetivo de estabelecer as melhores práticas para acompanhar as fases do projeto durante o seu ciclo.

 

 

O gestor de projetos

 

O gestor de projetos deve ter competência técnica, conhecer a teoria, os conceitos e a prática para obter os resultados planejados. É primordial um plano de trabalho bem feito, compreender exatamente a “razão” pela qual o projeto existe e qual será o “produto” final. Além disso, tem que ter organização – saber todos os recursos necessários e onde serão alocados.

 

É importante que o gestor de projetos tenha habilidades comportamentais. Ser um líder que saiba se comunicar para se fazer entender de maneira efetiva, além de ser um motivador de pessoas e um bom negociador para conseguir tomar as decisões mais difíceis de forma adequada.

 

Direcionamento e controle também são fundamentais, afinal os problemas a serem enfrentados devem dimensionados, analisados e solucionados. Os riscos são previstos e calculados em um projeto. Se ocorrer algo que não estava planejado, o gestor assume imediatamente o controle da situação indicando o que deve ser feito e por quem para corrigir a rota dentro dos padrões aceitáveis.

 

Finalmente, o gestor de projeto mensura e avalia os resultados através de indicadores de gestão. Gerir é mobilizar pessoas e recursos em um esforço organizado para atingir um resultado comum que foi pré-estabelecido. Quando se trata de gestão de projetos, adicionamos um controle efetivo de metas e objetivos. O indicativo principal que um projeto foi bem sucedido é ter sido cumprido dentro do prazo e do orçamento previstos, além de ter os stakeholders, bem como os membros da equipe satisfeitos com os resultados apresentados.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload